Serviços
Recondicionamento
Possuímos uma ampla infra-estrutura e moderno ferramental e maquinário certificado, aferido e administrado por profissionais altamente qualificados para oferecer a melhor mão de obra em recondicionamento manutenção e reformas de turbos.



 

Os turbos passam por um processo de lavagem, descarbonização e após esse processo são analisados para diagnosticar defeitos e desgastes, direcionando para substituição de peças, tais como: eixo, reparo, roda, rotor e carcaças, por fim o balanceamento dos mesmos.

Dicas
Lubrificação

A rotação do turbo é muito alta, chegando até 130.000 rpm; por esta razão o perfeito funcionamento do sistema de lubrificação é fundamental.
A qualidade do óleo lubrificante e a troca do filtro de óleo devem ser rigorosamente observadas para evitar entrada de impurezas que podem desgastar e até destruir os componentes internos do turbo.
A lubrificação dos mancais e a refrigeração do conjunto central são feitas pelo óleo lubrificante do motor que também tem a função de absorver os choques das peças em movimento do turbo.

Filtragem de ar e óleo lubrificante

A obstrução do filtro de ar por excesso de poeira ou impregnação representa uma grande restrição, entregando menores quantidades de ar aos cilindros o que causa além do vazamento de óleo pelo lado do compressor, um funcionamento irregular do turbo.
Como conseqüência ocorrerá um superaquecimento do motor, e perda de potência a aumento do consumo de combustível. Filtros de ar "furados" permitem a entrada de corpos estranhos que atingirão as palhetas do rotor do compressor afetando seu balanceamento e ocasionando a total destruição do turbo.
A troca periódica do filtro de óleo é igualmente importante já que materiais abrasivos nele contidos fatalmente irão danificar os componentes internos do turbo, aumentando as folgas, resultando na perda de potência do motor e sua possível destruição.

Injeção de combustível

O perfeito funcionamento do sistema de injeção depende de uma correta regulagem da bomba e dos bicos injetores. Débitos excessivos de combustível ou "abrir a bomba" além dos limites especificados aumentarão a temperatura de combustão e causarão danos ou destruição, não somente ao turbo, mas também ao motor.

Avaria por corpos estranhos

Verifique regularmente se todas as tubulações ou conexões estão devidamente apertadas e sem vazamento. Corpos estranhos no turbo destroem as palhetas dos rotores. A potência do motor diminui e caso o mesmo continue funcionando existe o risco de ocorrer um superaquecimento devido à diminuição de ar fornecido aos cilindros. Mesmo pequenas partículas podem causar o desbalanceamento do conjunto rotativo, resultando em rápido desgaste dos mancais e vazamento de óleo lubrificante.

Partida do motor

Ao dar partida no motor, deixe-o funcionar alguns minutos em marcha lenta para estabilizar o fluxo de óleo do motor, antes de sua utilização normal.
Isto protege e dá longa vida ao turbo.

Parador do motor

Não desligue o motor bruscamente. Deixe-o funcionar alguns minutos em marcha lenta para que o óleo lubrificante do motor resfrie o turbo e seus componentes internos.
Ao desligar o motor em alta rotação o turbo continuará girando sem fluxo de óleo, o que causará danos aos mancais e, até sua destruição.

Revisão

Sendo um elemento de alta precisão, o turbo é tido como um elemento robusto do motor. Entretanto, a manutenção preventiva recomendada ao motor pelos seus fabricantes deve ser estendida ao turbo para assegurar seu perfeito desempenho e funcionamento.
Revisões periódicas asseguram gastos menores, desempenho ótimo e vida longa ao turbo.